Nosso Projeto Terapêutico

Introdução

Na Clínica de Recuperação Getsêmani os pacientes recebem um programa terapêutico específico e eficiente. O programa foi desenvolvido cautelosamente por uma equipe de especialistas no assunto e alcança uma taxa de aderência ao programa terapêutico elevada mostrando ao acolhido e sua família uma nova maneira de viver abstêmio de drogas e álcool. O Projeto Terapêutico Individualizado é desenvolvido após avaliação de cada caso, selecionando as melhores terapias disponíveis em nossa grade, de acordo com a necessidade de cada acolhido.

Equipe Multidisciplinar

Na Clínica de Recuperação Getsêmani contamos com uma equipe multidisciplinar especializada em dependência química: Médicos (a), Enfermeiros (a), Psicólogas (o), Biomédicas (o), Nutricionistas , Assistente Sociais , Educadores Físicos, Terapeutas (a), Terapeutas Ocupacionais , Coordenadores (a), Conselheiros (a), Administração 


Material Didático

Elaboramos na Clínica de Recuperação Getsêmani um material didático exclusivo
para todo o período de tratamento, uma apostila onde o acolhido tem a possibilidade

de responder o entendimento em cada atividade terapêutica em grupo, e tirar as suas
dúvidas relacionadas as atividades em atendimentos terapêuticos individuais.

QuantidadeDescrição
01Bíblia de Estudo Despertar
01Livro Azul  Narcóticos Anônimos
01Livro Só Por Hoje
01Apostila  Tratamento
01Caderno Universitário
02Caneta Azul
01Caneta Vermelha
02Lápis
01Borracha
01Porta Canetas

Encaminhamento Médico Clinico

No processo de triagem e solicitação de internação, informamos ao familiar ou acolhido que se faz obrigatório uma avaliação médica com intuito de observar a necessidade de tratamento em dependência química e/ou intervenção medicamentosa bem como a presença de comorbidades associadas ao uso de substancias psicoativas, se o mesmo se encontra apto e sem nenhum agravante clinico ou psiquiátrico, que o impeça de participar do programa de tratamento a ser realizado.

Psicoterapia em Grupo

Avalia a evolução do tratamento em grupo, podendo trabalhar as mudanças de comportamento na coletividade, revendo conceitos e aprimorando técnicas.

Psicoterapia Individual

Busca avaliar e acompanhar aspectos afetivo-emocionais, que possam ter sido alterados devido ao uso de substâncias psicoativas. Esse processo terapêutico tem como base principal auxiliar o paciente em sua descoberta pessoal.

Enfermagem

Nossa equipe de enfermagem controla toda a medicação que cada acolhido possa tomar, auxilia para o restabelecimento dos acolhidos, além de sempre estarem prontas para atender todas as necessidades e realizar os devidos encaminhamentos.

Atividades Físicas

A atividade física é fundamental para desintoxicação e fortalecimento do estado físico do dependente, em geral debilitado, a prática de esportes visa a sua integração em grupos e disponibiliza a visão real de que ele não necessita de substâncias psicoativas para obter prazer e diversão

Assistência Social

Realizar triagem e avaliação social do acolhido fazer o cadastro inicial e monitoramento nas primeiras 24 horas de acolhimento, orientar e articular a retirada de documentos pessoais, dar início ao acompanhamento familiar dos acolhidos, elaborar e atualizar o Plano de Acolhimento Singular (PAS)., elaborar relatórios e pareceres sociais, fornecer informações aos acolhidos e seus familiares sobre os direitos sociais, realizar atendimento social dos acolhidos (individual e em grupo),  promover a reinserção social e familiar, interagir com o sistema judiciário, orientar e encaminhar os acolhidos e seus familiares para a rede de serviços regional (saúde, assistência social, justiça, educação, dentre outros), realizar encaminhamentos para o cadastro dos acolhidos e seus familiares no CRAS ou CREAS e no CadÚnico, contribuir para reconstrução da autonomia dos acolhidos e seus familiares.

care for security

Dinâmica de Grupo

Busca a integração do dependente químico ao grupo que se encontra inserido, além de uma estratégia para mudança no relacionamento, no trabalho, na comunicação e autoestima. Através das técnicas, os acolhidos podem descobrir-se, na sua identidade e nos seus valores.

Arte terapia

As atividades de arte terapia têm como premissa trabalhar o contexto que envolve os doze passos de acordo com o preceito do N.A. (Narcóticos Anônimos) através da “arte”, a partir do contato com a música, a poesia, atividades artísticas, permitir um envolvimento com conteúdo individuais e emocionais mais profundos, onde estes auxiliarão a identificação com o contexto da programação

P.P.R. (Programa de Prevenção a Recaída)

O Programa de Prevenção a Recaída visa proporcionar atividades direcionadas, onde estas, tem como cunho principal favorecer ao paciente a capacidade de desenvolver habilidades para evitar e identificar comportamentos que facilitam a entrada no processo de recaída, contribuindo assim para uma recuperação favorável e contínua.

Programa dos 12 Passos

O programa dos 12 passos tem como metas principais trabalhar a admissão de que o problema existe, a importância de buscar ajuda, auto avaliação de defeitos a outro ser humano, reparações dos erros cometidos e ajudar a outros na recuperação.

Vídeo Terapia

O programa dos 12 passos tem como metas principais trabalhar a admissão de que o problema existe, a importância de buscar ajuda, auto avaliação de defeitos a outro ser humano, reparações dos erros cometidos e ajudar a outros na recuperação.

Programação Neuro Linguística

É a tomada de consciência do funcionamento das estruturas da mente e de como podemos aprender a lidar mais facilmente com ela.

Com a ajuda da programação neuro linguística podemos entre muitas outras coisas, formular e realizar objetivos.

Aprender a usar o corpo e a linguagem de forma mais eficiente.

Perceber melhor o funcionamento da mente, descobrir e utilizar o potencial em nos, resolver conflitos internos.

Transformar o nosso comportamento, lidar de forma funcional com as emoções, liberta-se de crenças limitadoras.

Olhar a vida de forma positiva e facilitar na resolução de conflitos.   

N.A.T.A. (Núcleo de Apoio Toxicômano Anônimo)

Nas reuniões de NATA são escolhidos temas referentes ao momento em que o grupo está vivenciando em diferentes etapas do tratamento toxicológico. 

Metas

Nas reuniões de Metas, o paciente tem a possibilidade de traçar ações individuais, estabelecer e aplicar parâmetros e objetivos individuais para ser alcançados.

Auto Ajuda

São reuniões direcionadas ao grupo que tem em comum experiências com um mesmo tipo de dificuldade ou problema e se encontram para compartilhar e buscar soluções.

Palestra Didáticas

Tem como objetivo a promoção do conhecimento, abordando temas de interesse para o público assistido.

Grupos Terapêuticos

São grupos temáticos de discussão coordenados por profissionais. Tem como objetivo gerar reflexões acerca dos temas de modo que possa se criar uma rede de apoio e de compartilhamento entre os participantes.

Leituras

A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o sujeito pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento.

Laborterapia

Essa atividade tem como objetivo principal criar um espírito de responsabilidade, produtividade, colaboração e participação, além de manter-se ocupado e útil, através de ferramentas laborais e de cunho coletivo.

Espiritualidade

A espiritualidade é parte extremamente importante na aplicação do programa de 12 passos. O reforço espiritual tem o objetivo de fortalecer a crença em um Poder Superior, sem fazer alusão a qualquer religião, procurando preservar as convicções de cada paciente, de forma a redirecionar seus atos em função de valores mais adequados.

Ressocialização e Reinserção social

Etapas de Conscientização para a Reinserção:
– Criar habilidades no local de residência;
– Possibilidade de saídas para grupos, lazer, cultura, visitas familiares;
– Existência de uma maior autonomia quanto a responsabilidades;
– Na necessidade de buscar, internamente, os instrumentos e ferramentas
oferecidas e vivenciadas no tratamento;
– Na Reinserção Social é de fundamental importância que o acolhido
entenda que é preciso aprender a refletir sobre suas atitudes e
comportamentos.
É normal que no início desta etapa, o acolhido encontre algumas dificuldades, e com isso, tenha uma recaída em atitudes e comportamentos.

Objetivos da Reinserção

 

– Autoconhecimento
– Reforço da capacidade de ser autônomo
– Fortalecer as relações
– Construir / reconstruir a rede social
– Busca da felicidade
– Experimentar a prática das ferramentas aprendidas
– Aumentar o rol do autoconhecimento
– Distinguir meios e fins