Tratamento

Como é realizado

Nas consultas clínicas e psiquiátricas são observados as evoluções do quadro de desintoxicação e o acompanhamento de possíveis comorbidades (distúrbios psiquiátricos associados à dependência química).

Diariamente o serviço de enfermagem atende os acolhidos em suas queixas, na administração de medicação conforme prescrição médica e na avaliação das condições do estado geral físico.

Além de tratar os problemas físicos rotineiros de um acolhido, a equipe de enfermagem, psicológica e terapêutica ajudam o acolhido a manter-se focalizado na sua reformulação de vida, e não somente nos sintomas físicos.

A filosofia do nosso tratamento é permitir ao acolhido um espaço com apoio terapêutico, igualitário, laico, com liberdade de expressão, isento de contenção medicamentosa ou mecânica (isolamento).

Utilizamos um modelo de tratamento dinâmico. A todo o momento o acolhido em reabilitação participa de atividades terapêuticas e reavalia sua condição auxiliado pela equipe técnica. O papel da equipe é de facilitador no processo, o acolhido é o protagonista de seu tratamento.

Conhecer o perfil do dependente químico que busca auxílio em nossa unidade de recuperação é importante para a elaboração de estratégias de tratamento buscando a integração desses indivíduos à família e a sociedade.

 

A recuperação envolve reabilitação, reaprendizagem ou restabelecimento da capacidade de manter um estilo de vida positivo. As metas de recuperação prevalecem às mesmas para todos: Aprender ou reaprender a ter estilos de vida positivos em que as drogas não se façam presentes.
A recuperação envolve ainda a mudança do modo como os indivíduos percebem a si mesmo no mundo, ou seja, sua identidade.

O foco do tratamento é como viver: Não só, não usar, mas sim, como viver sem usar.

Não temos a resposta exata para cada indivíduo, pois o ser humano é uma infinidade de complexidades. Por isso colocamos os acolhidos num ambiente que tem a máxima probabilidade de encontrar as respostas para seu caso.

Rever sua história num contexto grupal, com outras pessoas com o mesmo problema;

Um plano de tratamento individual, com diversas atividades e dinâmicas terapêuticas e baseado nos Doze Passos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, com tarefas específicas, enfatizando os primeiros cinco passos. Utilizamos os Doze Passos, porque é uma abordagem espiritual, não religiosa que, depois de 67 anos e pelo mundo inteiro, tem sido uma das metodologias mais eficazes para tratamento em dependência química;

– Desperta.
– Café da manhã.
– Espiritualidade ou 11º Passo de (N.A.) Narcóticos Anônimos e (A.A.) Alcoólicos Anônimos.
– Leitura Motivacional e Refletiva (S.P.H.) Só Por Hoje de (N.A.) e (A.A.).
– Atividade Laborterapia.
– Palestras didáticas com Biomédica, Saúde causas e efeitos do uso das substancias psicoativas.
– Terapia em grupo – P.P.R. (Programa de Prevenção a Recaída).
– Terapia em grupo – P.N.L. (Programação Neuro  Linguística).
– Terapia em grupo – T.C.C. (Terapia Cognitiva Comportamental).
– Terapia em grupo – T.R.E. (Terapia Racional Emotiva).

– Almoço.
– Descanso após almoço.
– Terapia em grupo – 12 Passos de (N.A.) e (A.A).
– Terapia em grupo – Tema elaborado pela equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade do grupo.
– Lanche da tarde.
– Atividades físicas, auto cuidado, recreação, acesso a piscina e sala de jogos.

– Higiene pessoal banho.
– Jantar.
– Terapia em grupo – NATA (Núcleo de Apoio Toxicômano Anônimo).
– Simulado de (N.A.) e (A.A.)
– Terapia em grupo – Vídeo Terapia, Dinâmica de grupo.
– Terapia em grupo – Relacionadas ao sentimentos e emoções.
– Terapia em grupo – Motivacional
– Descanso noturno recolher.

Dedicação total a quem precisa de ajuda

– O trabalho com os familiares também é considerado de importância vital para a evolução do tratamento, pois na dependência a família também adoece.

-O setor de psicologia direciona atendimentos aos familiares dos acolhidos dependentes químicos fornecendo informação e orientação objetivando a melhora nas relações familiares.

– Proporcionamos um trabalho de reinserção social através de visitas a Salas de Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Igrejas, passeios e atividades esportivas na praia.

– A comunicação com familiares são todas as quartas, sábados e domingos permitindo um contato constante com a família facilitando para o acolhido a sua permanecia nestes dias com aparelhos celulares de sua propriedade ou utilizando o telefone fixo da instituição.

– As visitas familiares ocorrem a cada 15 dias, elaboramos esse contato com os mesmos para manter uma aproximação constante com o núcleo familiar e orientar os mesmos a serem parte integrante junto ao tratamento elaborando metas para o retorno do acolhido a sociedade e convívio familiar.

Saídas externas monitoradas:

– Praia
– Igreja
– Sala de auto ajuda
– Compras
– Visita externa (a partir da 2° visita de acordo com avaliação da equipe multidisciplinar)

Diferenciais da Clínica

– 1° Primeira Ligação com 7 dias 
– 1° Visita com 15 dias 
– Projeto de reinserção social físico e mental através do nosso cartão Getsêmani bandeira visa, acesso ao aplicativo assim administrado seus valores.
– Direito a fazer compras se assim quiser
– Facilitação, inserção ou continuidade dos estudos em geral, faculdade, ensino fundamental e médio, cursos etc.
– Direito ao uso de deleviry quarta, sábado e domingo como :
1. Pizzas
2. Comidas Japonesas
3. Lanches
4. Entre outros

Material Didático Getsêmani

Elaboramos um material didático exclusivo para todo o período de tratamento, uma apostila onde o acolhido tem a possibilidade de responder o entendimento em cada atividade terapêutica em grupo, e tirar as suas dúvidas relacionadas as atividades em atendimentos terapêuticos individuais.

Mantemos em nosso auditório Datashow e Notebook