Tratamentos

Tratamentos

Na Getsêmani prezamos, em primeiro lugar, pelo respeito ao acolhido e sua individualidade, fazendo com que ele se sinta parte da sociedade, em vez de se condicionar ao isolamento vivido por “inaptos” e doentes. O isolamento não é método para o tratamento de reabilitação do dependente.

O acolhido precisa redefinir seu papel em seu grupo social. É preciso prepará-lo para encarar seus problemas a partir de uma nova abordagem mais madura, consciente e confiante. A filosofia do nosso tratamento é permitir ao acolhido um espaço com apoio terapêutico, igualitário, laico, com liberdade de expressão, isento de contenção medicamentosa ou mecânica (isolamento).

Utilizamos um modelo de tratamento dinâmico. A todo o momento o acolhido em reabilitação participa de atividades terapêuticas e reavalia sua condição auxiliado pela equipe técnica.

O papel da equipe é de facilitador no processo, o acolhido é o protagonista de seu tratamento.

Conhecer o perfil do dependente químico que busca auxílio em nossa unidade de recuperação é importante para a elaboração de estratégias de tratamento buscando a integração desses indivíduos à família e a sociedade.

A recuperação envolve reabilitação, reaprendizagem ou restabelecimento da capacidade de manter um estilo de vida positivo. As metas de recuperação prevalecem às mesmas para todos: Aprender ou reaprender a ter estilos de vida positivos em que as drogas não se façam presentes.

A recuperação envolve ainda a mudança do modo como os indivíduos percebem a si mesmo no mundo, ou seja, sua identidade.

O foco do tratamento é como viver: Não só, não usar, mas sim, como viver sem usar.

Não temos a resposta exata para cada indivíduo, pois o ser humano é uma infinidade de complexidades. Por isso colocamos os acolhidos num ambiente que tem a máxima probabilidade de encontrar as respostas para seu caso.

Isto inclui:

– Rever sua história num contexto grupal, com outras pessoas com o mesmo problema;
– Um plano de tratamento individual, baseado nos Doze Passos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, com tarefas específicas, enfatizando os primeiros cinco passos.
Utilizamos os Doze Passos, porque é uma abordagem espiritual, não religiosa que, depois de 65 anos e pelo mundo inteiro, tem sido uma das metodologias mais eficazes para tratamento em dependência química;
– Atividades como: TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), dinâmicas de grupo, arte terapia, temáticas, NATA (Núcleo de Apoio Toxicômano Anônimo), metas, reuniões de autoajuda, TRE (Terapia Racional Emotiva), PPR (Programa de Prevenção a Recaída), laborterapia, palestras didáticas, leituras, grupos terapêuticos, vídeo-terapia, educação física.

– O trabalho com os familiares também é considerado de importância vital para a evolução do tratamento, pois na dependência a família também adoece. O setor de psicologia direciona atendimentos aos familiares dos acolhidos dependentes químicos fornecendo informação e orientação objetivando a melhora nas relações familiares.
– Proporcionamos um trabalho de reinserção social através de visitas a Salas de Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Igrejas, passeios e atividades esportivas na praia.
– A comunicação com familiares são todas as quartas, sábados e domingos permitindo um contato constante com a família facilitando para o acolhido a sua permanecia nestes dias com aparelhos celulares de sua propriedade ou utilizando o telefone fixo da instituição.

– As visitas familiares ocorrem a cada 15 dias, elaboramos esse contato com os mesmos para manter uma aproximação constante com o núcleo familiar e orientar os mesmos a serem parte integrante junto ao tratamento elaborando metas para o retorno do acolhido a sociedade e convívio familiar.

INFRAESTRUTURA FÍSICA EXISTENTE: Espaço para moradia, contendo: quartos com banheiro, sala de estar ou similar, sala de jantar/copa, ambiente para estudo, cozinha, área de serviço, área externa; sala para a equipe técnica, sala de atendimento; sala de reuniões e atividades. Sendo um espaço que contemple um endereço de referência, condições de repouso, espaço de estar e convívio, piscina, academia completa, guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, banho e higiene pessoal, vestuário e pertences. Acessibilidade de acordo com as normas da ABNT.

Atividade

Carga Horaria Semanal

Carga Horaria Mensal

Carga  Horaria  Total Tratamento base 6 meses

Espiritualidade ou 11° Passo 

08:00

32:00

192:00

Leitura Motivacional, Refletivas (S.P.H.) e Sentimentos 

3:30

13:20

79:20

Atividade de Auto Cuidado Laborterapia 

7:10

28:40

170:40

Terapia Racional Emotiva (T.R.E.)

01:10

4:40

26:40

Programa de Prevenção a Recaída (P.P.R.) 

01:10

4:40

26:40

Programação Neurolinguística (P.N.L.)

01:10

4:40

26:40

Terapia Cognitiva Comportamental (T.C.C.)

01:10

4:40

26:40

Grupo 12 Passos N.A

05:00

25:00

150:00

Terapia em Grupo Relacionamentos Afetivos

01:25

5:00

30:00

Atividades Físicas, Auto cuidado, Recreação  e Acesso a Sala de Jogos    

08:00

32:00

192:00

Terapia em Grupo Temática/Motivacional  

01:00

4:00

26:00

Espiritualidade e 12 Passos Bíblia de Estudo Despertar

01:00

4:00

26:00

Simulado de Narcóticos Anônimos (N.A.)

01:00

4:00

26:00

Terapia de Núcleo de Apoio do Toxicômano Anônimo (N.A.T.A.)

01:00

4:00

26:00

Reunião Sentimentos/Emoções  

02:00

08:00

48:00

  • Todos os atendimentos individuais com Médico Psiquiatra, Psicológicos, Assistente Social e Terapeutas seguem de acordo com a demanda de cada acolhido.
 

Total Programático:  1.071:20 Horas



Abrir WhatsApp