Surtos Psicóticos

Surto psicótico constitui uma alteração grave no juízo da realidade e exige um tratamento e uma compreensão adequados para melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.

A pessoa que apresenta um surto psicótico vê a realidade alterada, não podendo funcionar normalmente em seu entorno. As principais características dos surtos psicóticos são:
 -Delírios ou alterações do conteúdo do pensamento devido a interpretações ou distorções da realidade;

— Alucinações: percepção de um objeto, imagem ou estímulo exterior que não é real;

— Pensamento e/ou comportamento desordenado;

Aparência física descuidada;

— Isolamento social

Sua duração pode variar desde dias a semanas, podendo exigir hospitalização. No entanto, com um tratamento médico e psicológico adequado a pessoa vai se estabilizar, podendo retomar sua rotina diária.

Qual o tratamento para um surto psicótico?

As pessoas que têm risco de sofrer um surto psicótico ou que já sofreram algum episódio precisam de tratamento farmacológico (com o uso de antipsicóticos) e a realização de psicoterapia. Além disso, as intervenções a nível familiar costumam ter sucesso, já que é uma forma de aproximar a família da experiência da pessoa, proporcionando-lhes informação, ferramentas e apoio.

Muitos especialistas no assunto afirmam que é recomendada uma boa sensibilização e conscientização por parte da sociedade.

A não estigmatização, a compreensão, a ajuda contínua, a realização de atividades lúdicas e/ou esportivas, dialogar com a pessoa para que ela continue tomando a medicação e o fato de se sentir querida, valorizada, respeitada e apoiada podem ajudá-las muito mais do que imaginamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *