Reinserção do dependente químico no mercado de trabalho

confiança

Como a dependência química é uma doença biopsicossocial o tratamento deve ser voltado para todos os aspectos da vida do paciente.

Durante o tratamento o indivíduo precisa estar em abstinência, para que possa desenvolver rituais saudáveis em sua vida.

Quando a pessoa se torna dependente de algum tipo de substância ela passa a ter grande necessidade psicológica e física de a consumir, diante disso, quando o indivíduo começa a representar um perigo a si mesmo e a sociedade, onde perde o controle sobre a sua vida, a internação se constitui como uma medida necessária para o devido tratamento e recuperação.

Durante o decorrer do processo de recuperação o dependente se depara com muitos questionamentos, e começa a visualizar novas possibilidades diante da vida, onde as drogas não fazem mais parte e assim ele começa a repensar suas atitudes e modos de se comportar em relação a variados aspectos de sua vida.

Nos dias atuais, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, e desafiador, quando o indivíduo sai de seu processo de recuperação, se depara com esse contexto e de certa forma precisa se reinventar e se adequar às novas possibilidades em sua vida.

Importância da reinserção social do dependente químico
A reinserção social no mercado de trabalho do dependente químico é muito importante, pois, ele precisa reescrever a sua história e maneira de viver.

confiança

Um trabalho significa um novo recomeço, uma oportunidade de mudar de vida, com isso ele pode se voltar para o futuro e ser direcionado para novas metas e perspectivas, vivendo a vida de modo saudável sem prejuízos a si próprio e a sociedade.

O seu trabalho muitas vezes pode representar um apoio, para que o dependente continue se desenvolvendo e altere seu modo de viver para que continue as transformações que ocorreram durante o processo de recuperação.

O papel do empregador
São muitas as dificuldades que podem cercar o ex-dependente em sua reinserção no mercado de trabalho, esse tema possui grande relevância atualmente, pois, ainda é considerado um tabu para a sociedade, importante ressaltar que o preconceito e falta de informação se encontra muito presente nesse meio.

O papel do empregador nesse momento da vida dessas pessoas, que estão buscando recolocação profissional depois de passar por um tratamento, é muito importante, pois, para ele significa uma nova oportunidade de recomeçar e fazer diferente dessa vez.

FONTE : Jornalcontabil

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *