O QUE NÃO DIZER A ALGUÉM QUE LUTA CONTRA O VÍCIO

Estar próximo de alguém que luta contra o vício em drogas ou álcool pode ser frustrante às vezes. Não é fácil ver alguém que amamos lutando contra esta doença quando tudo o que queremos para eles é melhorar e permanecer em recuperação.

Mas, às vezes, nossas emoções nos vencem e dizemos coisas que nem sempre queremos dizer. Algumas expressões bem intencionadas podem realmente ser prejudiciais. Aqui estão algumas frases e palavras que devem ser evitadas e por quê.

“Basta não querer usar mais!”

Entendemos que você deseja ajudar, algumas palavras podem ser muito perigosas. Especialmente com álcool e certas drogas, uma parada súbita da ingestão pode induzir convulsões com risco de vida. Para pessoas viciadas, o período de abstinência muitas vezes torna as pessoas violentas e ilusórias. A melhor maneira de iniciar a recuperação de dependências é em uma clinica de recuperação, onde as pessoas são monitoradas de perto por profissionais médicos e terapeutas. Em vez desta declaração, ofereça-se para ajudar seu ente querido a pesquisar uma clinica de recuperação respeitável, com opções de atendimento contínuo.

“Você não parece um viciado.”

A sociedade e a mídia apresentaram um estereótipo de como as pessoas que lutam contra o vício normalmente se parecem. Mas o vício é uma doença que pode afetar pessoas de qualquer raça, idade, sexo, orientação, carreira ou vocação. Nos últimos 50 anos, vimos homens e mulheres, jovens e idosos, abandono do ensino médio e diplomados, trabalhadores da construção civil e advogados. Além disso, o uso da palavra “viciado” é desencorajado. É um insulto e pode causar vergonha desnecessária para a pessoa que está lutando com um distúrbio de uso de substâncias. Hoje, mais do que nunca, devemos evitar esta frase e trabalhar para desestigmatizar o que significa ter um vício.

“Você precisa atingir o fundo do poço antes que melhore.”

Isto é falso. Ninguém precisa atingir o fundo do poço antes de procurar ajuda. Embora eventos como uma overdose possam ser um alerta, muitas pessoas decidem obter ajuda por conta própria. Além disso, o “fundo do poço” é diferente para todos – para alguns é a perda de familiares e amigos ou ser demitido do trabalho, para outros pode ser uma overdose quase fatal, crimes cometidos ou a morte de um ente querido. Incentive as pessoas a seu redor a procurar ajuda agora numa clinica de recuperação, em vez de esperar até que sofram uma experiência traumática.

Todos queremos ajudar nossos entes queridos em momentos de necessidade, mas é melhor abordar essas conversas com cautela. Certas frases, palavras e perguntas podem ser desencadeadas, mesmo quando você não quer que elas sejam. Se alguém que você ama já está em tratamento, veja se eles oferecem programação de envolvimento da família , onde especialistas ajudam a educar a família sobre dependênciatratamento e o que você pode fazer e dizer para ajudar. Um dia, sua amada(o) agradecerá por ajudá-la(o) a alcançar e sustentar sua recuperação.

Se você ou um ente querido está lutando contra o vício, procure agora mesmo uma clinica de recuperação. Nossa clinica de recuperação oferece o melhor tratamento, significa que estamos disponíveis para ajudar a todos em todas as fases do vício.

Precisa de Ajuda? NÓS PODEMOS AJUDAR!
(13) 99684 6471 (Tel+Whatsapp)
(13) 3456 2384
ATENDIMENTO 24 HORAS


Clique aqui e fale com um especialista agora mesmo via WhatsApp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *