Consequências das Drogas

0df95bf7-af5b-41ed-9cb7-bfa0143ad934-1200x710.jpeg

As pessoas com dependência geralmente têm um ou mais problemas de saúde associados, que podem incluir doenças pulmonares ou cardíacas, derrame, câncer ou problemas de saúde mental. Exames de imagem, radiografia de tórax e exames de sangue podem mostrar os efeitos prejudiciais do uso prolongado de drogas por todo o corpo.

Por exemplo, agora é bem conhecido que a fumaça do tabaco pode causar muitos tipos de câncer, a metanfetamina pode causar problemas dentários graves, conhecidos como “boca metanfetamina”, e que as drogas podem levar a overdose e morte. Além disso, algumas drogas, como inalantes, podem danificar ou destruir as células nervosas, seja no cérebro ou no sistema nervoso periférico (o sistema nervoso fora do cérebro e da medula espinhal).

O uso de drogas também pode aumentar o risco de contrair infecções. A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e pela hepatite C (uma doença grave do fígado) pode ocorrer pelo compartilhamento de equipamentos de injeção e pelo julgamento deficiente que leva à atividade sexual insegura. Infecção do coração e suas válvulas (endocardite) e infecção da pele (celulite) podem ocorrer após a exposição a bactérias pelo uso de drogas injetáveis.

Em alguns casos, distúrbios mentais, como ansiedade, depressão ou esquizofrenia, podem vir antes do vício; em outros casos, o uso de drogas pode desencadear ou piorar essas condições de saúde mental, particularmente em pessoas com vulnerabilidades específicas.