dependencia-de-drogas.jpg

Muitas pessoas não entendem por que ou como outras pessoas se tornam viciadas em drogas. Eles podem pensar erroneamente que aqueles que usam drogas não têm princípios morais ou força de vontade e que poderiam interromper o uso de drogas simplesmente escolhendo. Na realidade, a dependência de drogas é uma doença complexa, e parar de usar geralmente requer mais do que boas intenções ou uma vontade forte. As drogas alteram o cérebro de maneira a dificultar o abandono, mesmo para quem quer. Felizmente, os pesquisadores sabem mais do que nunca sobre como as drogas afetam o cérebro e descobriram tratamentos que podem ajudar as pessoas a se recuperarem da dependência de drogas e levarem vidas produtivas.

O que é dependência de drogas?

O vício é uma doença crônica caracterizada pela busca e uso de drogas que é compulsivo ou difícil de controlar, apesar das consequências nocivas. A decisão inicial de usar drogas é voluntária para a maioria das pessoas, mas o uso repetido de drogas pode levar a alterações cerebrais que desafiam o autocontrole de uma pessoa viciada e interferem em sua capacidade de resistir a intensos impulsos de consumir drogas. Essas alterações cerebrais podem ser persistentes, e é por isso que a toxicodependência é considerada uma doença “recorrente” – as pessoas em recuperação de transtornos relacionados ao uso de drogas têm um risco aumentado de retornar ao uso de drogas mesmo depois de anos sem consumir a droga.
É comum que uma pessoa recaia, mas recaída não significa que o
tratamento não funcione. Como em outras condições crônicas de saúde, o tratamento deve ser contínuo e deve ser ajustado com base na resposta do paciente. Os planos de tratamento precisam ser revistos com frequência e modificados para atender às novas necessidades do paciente.

O que acontece com o cérebro quando uma pessoa consome drogas?

A maioria das drogas afeta o “circuito de recompensa” do cérebro, causando euforia e inundando-a com a dopamina mensageira química. Um sistema de recompensa que funcione adequadamente motiva uma pessoa a repetir comportamentos necessários para prosperar, como comer e passar tempo com seus entes queridos. Surtos de dopamina no circuito de recompensa causam o reforço de comportamentos prazerosos, mas não saudáveis, como usar drogas, levando as pessoas a repetir o comportamento repetidamente.

Como uma pessoa continua a usar drogas, o cérebro se adapta reduzindo a capacidade das células no circuito de recompensa de responder a ele. Isso reduz a alta que a pessoa sente em comparação com a alta que sentiu ao tomar o medicamento pela primeira vez – um efeito conhecido como tolerância. Eles podem tomar mais do medicamento para tentar alcançar o mesmo nível. Essas adaptações cerebrais geralmente levam a pessoa a se tornar cada vez menos capaz de obter prazer de outras coisas de que gostava, como comida, sexo ou atividades sociais.

O uso a longo prazo também causa alterações em outros sistemas e circuitos químicos do cérebro, afetando funções que incluem:

– Aprendizado
– Julgamento
– Tomar uma decisão
– Estresse
– Memória
– Comportamento

Apesar de estar ciente desses resultados prejudiciais, muitas pessoas que usam drogas continuam a tomá-los, que é a natureza do vício.

Por que algumas pessoas se tornam viciadas em drogas, enquanto outras não?

Nenhum fator pode prever se uma pessoa se tornará viciada em drogas. Uma combinação de fatores influencia o risco de dependência. Quanto mais fatores de risco uma pessoa tiver, maior a chance de o uso de drogas levar ao vício. Por exemplo:

Biologia. Os genes com os quais as pessoas nascem representam cerca de metade do risco de dependência de uma pessoa. Sexo, etnia e presença de outros transtornos mentais também podem influenciar o risco de uso e dependência de drogas.

Meio ambiente . O ambiente de uma pessoa inclui muitas influências diferentes, da família e dos amigos ao status econômico e à qualidade de vida geral. Fatores como pressão dos colegas, abuso físico e sexual, exposição precoce a drogas, estresse e orientação dos pais podem afetar muito a probabilidade de uma pessoa usar drogas.

Desenvolvimento . Fatores genéticos e ambientais interagem com estágios críticos de desenvolvimento na vida de uma pessoa para afetar o risco de dependência. Embora o uso de drogas em qualquer idade possa levar ao vício, quanto mais cedo o consumo começar, maior será a probabilidade de ele evoluir para o vício. Isso é particularmente problemático para os adolescentes. Como áreas em seus cérebros que controlam a tomada de decisão, julgamento e autocontrole ainda estão em desenvolvimento, os adolescentes podem ser especialmente propensos a comportamentos de risco, incluindo o uso de drogas.

A toxicodependência pode ser curada ou evitada?

Como na maioria das outras doenças crônicas, como diabetes, asma ou doença cardíaca, o tratamento para dependência de drogas geralmente não é uma cura. No entanto, o vício é tratável e pode ser gerenciado com sucesso. As pessoas que estão se recuperando de um vício estarão em risco de recaída por anos e possivelmente por toda a vida. Pesquisas mostram que a combinação de medicamentos para tratamento de dependência com terapia comportamental garante a melhor chance de sucesso para a maioria dos pacientes. As abordagens de tratamento adaptadas aos padrões de uso de drogas de cada paciente e a quaisquer problemas médicos, mentais e sociais que ocorram podem levar à recuperação contínua.

Mais uma boa notícia é que o uso e a dependência de drogas são evitáveis. Os resultados de pesquisas mostraram que programas de prevenção envolvendo famílias, escolas, comunidades e mídia são eficazes para prevenir ou reduzir o uso e a dependência de drogas. Embora eventos pessoais e fatores culturais afetem as tendências do uso de drogas, quando os jovens vêem o uso de drogas como prejudicial, eles tendem a diminuir o consumo. Portanto, educação e divulgação são fundamentais para ajudar as pessoas a entender os possíveis riscos do uso de drogas. Professores, pais e profissionais de saúde desempenham papéis cruciais na educação dos jovens e na prevenção do uso e dependência de drogas.

Precisa de Ajuda? NÓS PODEMOS AJUDAR!
(13) 99684 6471 (Tel+Whatsapp)
ATENDIMENTO 24 HORAS