co-dependentes.jpg

A co-dependência é um comportamento aprendido que pode ser transmitido de uma geração para outra. É uma condição emocional e comportamental que afeta a capacidade de um indivíduo ter um relacionamento saudável e que se satisfaça mutuamente. Também é conhecido como “dependência de relacionamento” porque as pessoas com co-dependência frequentemente formam ou mantêm relacionamentos unilaterais, emocionalmente destrutivos e / ou abusivos. O distúrbio foi identificado pela primeira vez há cerca de dez anos, como resultado de anos de estudo de relacionamentos interpessoais em famílias de alcoólatras e / ou dependente químico. O comportamento co-dependente é aprendido observando e imitando outros membros da família que exibem esse tipo de comportamento.

Quem Afeta A Co-Dependência?
A co-dependência geralmente afeta um cônjuge, mãe, pai, irmão, amigo ou colega de trabalho de uma pessoa que sofre de dependência de álcool ou drogas. Originalmente, co-dependente era um termo usado para descrever parceiros em dependência química, pessoas vivendo com ou em um relacionamento com uma pessoa viciada. Padrões semelhantes foram vistos em pessoas em relacionamentos com indivíduos com doenças crônicas ou mentais. Hoje, no entanto, o termo foi ampliado para descrever qualquer pessoa co-dependente de qualquer família disfuncional.

co-dependente

As Características Das Pessoas Co-Dependentes São:

 

– Um senso exagerado de responsabilidade pelas ações dos outros

– Uma tendência a confundir amor e piedade, com a tendência de “amar” as pessoas que podem ter pena e resgatar
– Uma tendência a fazer mais do que sua parte, o tempo todo
– Uma tendência a se machucar quando as pessoas não reconhecem seus esforços
– Uma dependência doentia de relacionamentos. O co-dependente fará qualquer coisa para manter um relacionamento; para evitar a sensação de abandono
– Uma necessidade extrema de aprovação e reconhecimento
– Um sentimento de culpa ao afirmar-se
– Uma necessidade convincente de controlar os outros
– Falta de confiança em si mesmo e / ou nos outros
– Medo de ser abandonado ou sozinho
– Dificuldade em identificar sentimentos
– Rigidez / dificuldade em ajustar-se às mudanças
– Problemas com intimidade / limites
– Raiva crônica
– Mentir / desonestidade
– Comunicações ruins
– Dificuldade em tomar decisões

Se você se identificar com vários desses sintomas; está insatisfeito consigo mesmo ou com seus relacionamentos; considere procurar ajuda profissional. Providencie uma avaliação diagnóstica com um médico ou psicólogo licenciado com experiência no tratamento de co-dependência.

Como É Tratada A Co-Dependência?
Como a
co-dependência geralmente está enraizada na infância de uma pessoa, o tratamento geralmente envolve a exploração de questões da primeira infância e sua relação com os atuais padrões de comportamento destrutivo. O tratamento inclui educação, grupos experienciais e terapia individual e em grupo através da qual os co-dependentes se redescobrem e identificam padrões de comportamento autodestrutivos. O tratamento também se concentra em ajudar os pacientes a entrar em contato com sentimentos que foram enterrados durante a infância e na reconstrução da dinâmica familiar. O objetivo é permitir que eles experimentem toda a sua gama de sentimentos novamente.

Quando A Co-Dependência Chega Em Casa
O primeiro passo na mudança de comportamento prejudicial é compreendê-lo. É importante que os co-dependentes e seus familiares se eduquem sobre o curso e o ciclo do vício e como isso se estende aos seus relacionamentos. Bibliotecas, clinicas de recuperação para abuso de drogas e álcool e centros de saúde mental geralmente oferecem materiais e programas educacionais ao público.

Muita mudança e crescimento são necessários para o co-dependente e sua família. Qualquer comportamento de cuidado que permita ou permita que o abuso continue na família precisa ser reconhecido e interrompido. O co-dependente deve identificar e abraçar seus sentimentos e necessidades. Isso pode incluir aprender a dizer “não”, ser amoroso, mas difícil, e aprender a ser auto-suficiente. As pessoas encontram liberdade, amor e serenidade em sua recuperação.

A esperança está em aprender mais. Quanto mais você entender a co-dependência, melhor poderá lidar com seus efeitos. Buscar informações e assistência pode ajudar alguém a ter uma vida mais saudável e gratificante.

Você, um ente querido ou amigo está em uso de Drogas?
Precisa de Ajuda? NÓS PODEMOS AJUDAR!
CLINICA DE RECUPERAÇÃO GETSÊMANI
(13) 99684 6471 (Tel+Whatsapp)
(13) 3456 2384
ATENDIMENTO 24 HORAS


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Logosite2

A Clinica de recuperação Getsêmani é um grupo Terapêutico de Tratamento e Reabilitação Humana para Dependentes Químicos e Alcoólatras, localizado em Peruíbe, Litoral de São Paulo, atuando desde 2008, se dedicando e adquirindo experiência, com o objetivo de tratar e resgatar a vida psicossocial de cada paciente, alcançando resultados positivos, priorizando o resgate da qualidade de vida, dignidade e respeito dos mesmos.

NOSSAS CLINICAS

Clinica de Recuperação em Peruíbe
Clinica de Recuperação em SP
Clinica de Recuperação em Santos
Clinica de Recuperação em São Vicente
Clinica de Recuperação no ABC
Clinica de Recuperação Vale do Ribeira SP
Clinica de Recuperação Baixada Santista
Clinica de Recuperação Litoral Sul SP
Clinica de Recuperação Litoral Norte SP
Clinica de Recuperação em SP Capital

TRATAMENTOS

Tratamento Dependência Química
Tratamento Crack
Tratamento Cocaina
Tratamento Maconha
Tratamento Álcool
Tratamento de Depressão
Tratamento Drogas Sintéticas

Clínica de Recuperação Getsêmani - Todos os direitos reservados 2019