A Dependência Química e a Clínica de Recuperação


O alcoolismo e a dependência química é um problema muito atual, e que atinge as famílias não só do Brasil, mas do mundo inteiro também.

Um problema que pode afetar todos os amigos e familiares ao seu redor, e pelos mais diversos motivos, como o fato do dependente mudar subitamente seu comportamento após o consumo das drogas ou de outros mais graves, como o suicídio, por exemplo.

Tanto a dependência química quanto o alcoolismo são considerados doenças, e portanto devem ser tratados por um médico. Em muitos casos é necessário um acompanhamento psicológico tanto do dependente quanto dos familiares e amigos próximos.

É essencial procurar o tratamento o mais rápido possível para avaliação dos atuais problemas, e para que o quadro da pessoa doente não decline.

Existem vários tipos de tratamento para as dependências, e saber qual tipo de tratamento escolher, depende de uma série de fatores e de uma consulta com um profissional especializado, por isso a importância de passar por uma consulta médica antes de encaminhar um paciente diretamente para uma clínica de recuperação ou comunidade terapêutica.

Em alguns casos pode existir outros quadros associado com as dependências, como um transtorno depressivo, transtorno ansioso ou outras doenças psiquiátricas que necessitam de avaliação psiquiátrica prévia. Além disso, pacientes que fazem uso de drogas ilícitas ou álcool necessitam de uma avaliação clínica criteriosa, pois podem apresentar doenças que acometem uma série de órgãos, como o fígado e o rim.

A partir da avaliação médica, da psicologia e de uma interação entre equipe, paciente e familiares ocorre uma avaliação da necessidade de uma internação em clinica de recuperação. São raros os casos em que há realmente a necessidade. Na maioria dos casos, pode ocorrer um acompanhamento a partir de consultas frequentes com psicólogos e psiquiatras.



Clínica de Recuperação.


Caso ocorra a indicação e a necessidade de internação em clínica de recuperação, é importante ficar atento a uma série de fatores, pois nem sempre é simples encontrar uma boa clínica que ofereça todo o suporte que um dependente químico e os familiares necessitam.

Isso porque em alguns casos o que mais falta é a humanização, que é uma característica muito importante quando falamos em tratamento de vícios como as drogas ou o alcoolismo. É muito importante que durante todo o tratamento o paciente seja respeitado e tenha contato com seus familiares, para posteriormente ter condição de restabelecimento social e profissional. Trata-se de um ser humano, que está passando por um momento delicado na vida, e que deve ser acompanhado com respeito, dignidade e humanização.

Vale citar que o consumo de drogas e de álcool tende a aumentar cada vez mais em nossa sociedade, levando o dependente químico à destruição da sua família e de todos que estão ao seu redor. Ao deixar de cumprir a sua rotina atual, alguns dependentes começam, para manter o seu vício, a praticar furtos dentro e fora de sua casa, agravando ainda mais o problema de dependência.

E dessa maneira, quando o dependente químico resolve buscar ajuda, chega à reabilitação com o estado emocional muito prejudicado, com sinais de agressividade, mentiras, falta de higiene, entre outros agravantes. Por isso é tão importante enfatizar o bem estar da pessoa, que ao estar bem com ela mesma, conquista o êxito almejado para a sua devida recuperação social e de sua saúde.

Para qualquer tratamento de dependência química é fundamental que exista respeito acima de tudo e uma ressocialização, já que é só dessa forma que se conquista uma autoestima capaz de superar os obstáculos de um tratamento. O respeito e o bem-estar são fundamentais para o sucesso de todos os tratamentos de dependência química e alcoolismo, independente do tipo de tratamento escolhido.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Logosite2

A Clinica de recuperação Getsêmani é um grupo Terapêutico de Tratamento e Reabilitação Humana para Dependentes Químicos e Alcoólatras, localizado em Peruíbe, Litoral de São Paulo, atuando desde 2008, se dedicando e adquirindo experiência, com o objetivo de tratar e resgatar a vida psicossocial de cada paciente, alcançando resultados positivos, priorizando o resgate da qualidade de vida, dignidade e respeito dos mesmos.

NOSSAS CLINICAS

Clinica de Recuperação em Peruíbe
Clinica de Recuperação em SP
Clinica de Recuperação em Santos
Clinica de Recuperação em São Vicente
Clinica de Recuperação no ABC
Clinica de Recuperação Vale do Ribeira SP
Clinica de Recuperação Baixada Santista
Clinica de Recuperação Litoral Sul SP
Clinica de Recuperação Litoral Norte SP
Clinica de Recuperação em SP Capital

TRATAMENTOS

Tratamento Dependência Química
Tratamento Crack
Tratamento Cocaina
Tratamento Maconha
Tratamento Álcool
Tratamento de Depressão
Tratamento Drogas Sintéticas

Clínica de Recuperação Getsêmani - Todos os direitos reservados 2019